Mousse de chocolate e abacate . Chocolate avocado mousse

Mousse de chocolate e abacate (Chocolate avocado mousse)

Aproveitar o que a vida nos traz. Seja uma hora de sol a meio de um dia de chuva, cinco minutos de música ao vivo numa estação de metro em hora de ponta, um encontro fugaz para um café e cinco dedos de conversa. E se a vida te oferecer abacates? Bom, nesse caso fiquem a saber que há vida para além do guacamole. Uma das possibilidades é uma mousse de chocolate e abacate, em que este substitui na perfeição a manteiga e os ovos. Podem simplesmente misturar o chocolate derretido com a polpa do abacate e juntar algum elemento adoçante, como açúcar ou mel. Ou então, podem dar um pouco mais de complexidade aos sabores: umas gotas de essência de baunilha, uma pitada de sal, um pouco de café, um niquito de um licor que vos agrade. É precisamente nesta alquimia que cozinhar deixa de ser uma tarefa que se faz por obrigação na rotina dos dias e passa a momento criativo e de prazer.

Mousse de chocolate e abacate (Chocolate avocado mousse)

Enjoy what life brings. An hour of sun in the middle of a rainy day, five minutes of live music in a subway station at rush hour, a fleeting encounter for a coffee and a chat. And if life gives you avocados? Well, then you should know that there is life beyond guacamole. One possibility is a chocolate avocado mousse in which the latter perfectly replaces butter and eggs. You can simply mix the melted chocolate with the avocado pulp and add some sweetener element, such as sugar or honey. Or, you might bring a little more complexity to the flavors: a few drops of vanilla extract, a pinch of salt, a little coffee, a mite of a liquor that pleases you. It is precisely in this alchemy that cooking is no longer a task that is done out of obligation in the daily routine and becomes a creative and happy time.


Mousse de chocolate e abacate
Serve 4


Ingredientes:
1 abacate maduro
120g chocolate negro (70% cacau)
1/4 chávena de leite de coco (retirada da parte mais espessa no
cimo da lata)
1/2 colher de chá de essência de baunilha
2-3 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de café instantâneo
Uma pitada de sal

Preparação:
Derreter o chocolate com o leite de coco, em banho-maria ou no microondas. Mexer até a mistura ficar homogénea e deixar arrefecer ligeiramente.

Retirar a polpa do abacate, colocá-la com os restantes ingredientes no processador de alimentos e misturar até ficar homogéneo. Adicionar o chocolate derretido e misturar novamente até ficar bem combinado.

Servir fresca.



Chocolate avocado mousse
Serves 4

Ingredients:
1 ripe avocado
120g dark chocolate (70% cocoa)
1/4 cup coconut milk (taken from the thick portion at the top of the can)
1/2 tsp vanilla extract
2-3 tbsp honey
1 tsp instant coffee
Pinch sea salt

Method:
Melt the chocolate with the coconut milk, using a heatproof bowl over hot water or in the microwave. Stir until smooth and  cool slightly.

Scoop the pulp from the avocado, put it with the remaining ingredients in the food processor and blend until smooth. Add the cooled chocolate mixture and blend again until well combined.

Serve chilled.

Comments

  1. Que linda !
    Tem um aspecto super tentador, Paula, nunca me atrevi mas fiquei a pensar nisso... :)
    Será que o sabor é muito diferente do tradicional, ou nem por isso?

    Um beijinho

    ReplyDelete
  2. Olá Isabel!
    Logo quando a acabei sentia o sabor do mel, mas não do abacate. Passadas umas duas horas no frigorífico, os sabores já estavam muito mais envolvidos e o sabor dominante era o do chocolate, como é suposto. Com o leite de coco fica com uma consistência mais espessa. Podes eliminar o leite de coco e aumentar a quantidade de abacate mas aí já não sei se o sabor deste fica acentuado demais. É experimentar :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Obrigada pela tua impressão, hei-de testar ! :)
    Beijinho

    ReplyDelete
  4. Gosto muito de mousse de chocolate e abacate! Acho que fica super cremosa e fresca.
    Uma vez usei esta dupla na cobertura de um bolo e foi um sucesso, ninguém deu por ela hehe, mas sentiam a frescura e a leveza, e acabaram por ficar surpreendidos.
    Com essa parte do leite de coco ainda deve ficar melhor!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Inês!
      Gostei dessa sugestão de usar a mousse na cobertura de bolos. Vou experimentar :)
      Beijinhos e obrigada pela visita

      Delete

Post a Comment